Serviços

Valências

O Patronato Cristo Rei tem capacidade para acolher 83 crianças, entre os 3 meses e os 5 anos de idade. A Instituição dispõe das seguintes instalações, divididas em duas valências: 

VALÊNCIAS DA CRECHE

  • BERÇÁRIO:
    • O berçário tem capacidade para 10. É composto por sala de berços/sala parque, área com muda fraldas e banheira, uma cozinha/copa de leites e um recreio exterior, com zona exclusiva para os bebés.
    • A sala de berços/sala parque destina-se aos tempos de repouso e sono dos bebés e também aos tempos ativos das crianças estando apetrechada com equipamento e brinquedos adequados a esta faixa etária. A cozinha/copa de leites destina-se exclusivamente ao uso do berçário, para a preparação de biberões e papas.
    • O recreio do berçário é uma zona reservada somente ao berçário, com o chão adequado.

    SALAS DE CRECHE:

    • Uma sala de 1 ano, com capacidade para 12 crianças.
    • Uma sala de 2 anos, com capacidade para 15 crianças.

    Esta valência conta com uma casa de banho exclusiva, um refeitório e um recreio com cerca de 200, devidamente equipado com material lúdico de exterior.

    VALÊNCIA DE JARDIM DE INFÂNCIA

    • Uma sala dos 3 anos, com capacidade para 21 crianças
    • Uma sala heterogénea de 4/5 anos, com capacidade para 25 crianças

    As salas de Jardim de Infância dispõem de um refeitório e de um recreio, devidamente equipado com material lúdico de exterior.

    A Instituição conta ainda com uma sala polivalente onde se faz o acolhimento da manhã e se realiza a atividade extra-curricular de inglês. Conta, ainda, com o salão de festas da Obra das Crianças onde se realizam as festas de Natal e encontros que se considerem pertinentes.

Actividades Extra-Curricular


MÚSICA

A Foco Musical é uma estrutura exclusivamente dedicada ao domínio da pedagogia musical

Dos conteúdos programáticos, aos concertos, às gravações, à conceção e edição de material pedagógico, à dinamização e promoção da Expressão e Educação Musical como área curricular fundamental, a Foco Musical procura estar envolvida em todas as frentes

O Programa de Expressão e Educação Musical da Foco Musical desenvolve a sua ação segundo uma filosofia de projeto, implicando a recusa da perspetiva de sucesso de modelos de trabalho limitados à intervenção circunscrita às quatro paredes da sala de aula. Intrinsecamente, o programa promove três grandes linhas de orientação metodológica caracterizadoras:

  • O Acesso à Música Enquanto Arte ou a sensibilização para a música erudita - apostando numa vertente muito forte de aproximação à música sinfónica ou orquestral, pelo veículo privilegiado que a orquestra representa na facilitação deste acesso, pela diversidade de recursos tímbricos e estéticos que lhe são intrínsecos, alargando o espectro de referências que permitirá a construção do edifício musical da criança e consequentemente do seu sentido crítico;
  • A Promoção da Prática Musical em Conjunto - interpretação a partir da exploração sonora do corpo, da voz, dos objetos sonoros, dos instrumentos de percussão e das flautas de bisel, por ser provavelmente o leque instrumental mais sustentável e de rápida concretização musical por crianças a partir da primeira infância;
  • A Criação Musical em Sala de Aula - composição coletiva a partir dos mais diversos indutores.

Na procura do desenvolvimento e consolidação de competências específicas do domínio da música, o programa Crescer com a Música da Foco Musical foi criado de forma a implicar a participação e envolvimento das crianças em diversas atividades de dinamização e valorização dos três pilares discriminados: concertos sinfónicos participados; aulas-concerto com pequenos agrupamentos de câmara; gravações áudio e/ou vídeo dos trabalhos realizados ao longo do ano; mostras de trabalho das crianças em contexto de palco; entre outras ações mais localizadas que advêm da especificidade dos Projetos Educativos próprios de cada instituição que a Foco Musical apoia.


INGLÊS

Conteúdos programáticos do ensino da Língua Inglesa no pré-escolar (3-5 anos)

Através de jogos lúdicos, música, e a utilização da linguagem corporal como veículo de expressão, pretende-se trabalhar a aquisição de vocabulário do nível Elementar.

Recorrendo à expressão corporal e plástica, trabalharemos o vocabulário aprendido de modo a introduzir familiaridade com a Língua Inglesa.

Ao longo ano lectivo, os pais irão aperceber-se da aprendizagem do vocabulário adquirido e de que esta fonética já não é um total "corpo estranho"!

Sinta-se melhor com as crianças felizes