A Instituição

É inerente filosofia do Patronato uma formação cristã e personalizada dada de acordo com as idades das crianças.


HISTÓRIA


A Escola de Cristo-Rei da Freguesia de Santos-o-Velho foi criada em 1836 pelo Prior desta Freguesia - Monsenhor António Fernandes Duarte com a finalidade de beneficiar as crianças do sexo feminino das famílias que apresentavam maiores carências socioeconómicas da Paróquia.

O espaço da escola funcionava nas instalações da igreja somente no horário da manhã. No turno da tarde as crianças ficavam entregues a uma monitora onde realizavam trabalhos escolares e de lavores.

Em 1946 foi oficializado o "Ensino Primário Elementar", continuando a escola a funcionar sob a tutela do fundador.

A escola oficial foi extinta em 1952. Foram organizados dois turnos, manhã e tarde, onde as crianças realizavam os trabalhos escolares e lavores, contribuindo para o início das primeiras modalidades que constituíam a Actividades de Tempos Livres (ATL).

Em 1954 foram aprovados os estatutos e a Instituição recebeu o nome oficial de Patronato Cristo Rei tendo como objectivo prosseguir uma acção de apoio às crianças através da educação e formação católica.

Em 1964, crianças e pessoal docente mudam de instalações, passando a Instituição a funcionar no espaço da Escola Oficial nº 170, situado na Rua da Lapa. As vagas existentes na Escola Oficial foram sendo progressivamente preenchidas pelas crianças do Patronato. É nestas instalações que se mantém até hoje.

Em 1998 é celebrado o acordo de cooperação entre o Patronato Cristo Rei (Instituição Particular de Solidareidede Social), a Santa Casa da

Misericórdia de Lisboa e a Direcção Regional de Educação de Lisboa. Este acordo visa regular as condições de cooperação relativas à participação da Instituição no Programa de Expansão e

Desenvolvimento da Educação Pré-escolar, de acordo com os princípios consagrados e no protocolo de cooperação celebrados em 1998, entre os Ministérios de Educação e do Trabalho e Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas e a União das Mutualidades Portuguesas.

Em 2000, a Escola Oficial é transferida para outro espaço da zona da Lapa e o Patronato Cristo Rei mantém o ATL e o Jardim de Infância no mesmo espaço.

Em 2006 é extinto o ATL, devido à fraca frequência de crianças, ficando a Instituição apenas com a valência de Jardim de Infância em três salas de grupos homogéneos (3,4 e 5 anos)

Em Agosto de 2011 são realizadas obras e remodelação no espaço anteriormente utilizado pelo ATL com a finalidade da abertura da valência de Creche.

Em Setembro de 2011, são inauguradas duas salas de Creche - sala de 1 e 2 anos.

A Instituição em regime de Creche e Jardim de Infância, presentemente está aberta a toda a comunidade e priveligia a relação entre Escola e família numa perspectiva de Educação conjunta.

FILOSOFIA


O Patronato Cristo Rei quer dedicar a sua reflexão à filosofia que põe em prática. O essencial baseia-se, e muito simplesmente, no crescimento em Pessoa.

Claramente estamos a falar de um processo de crescimento sem deixar de olhar para dentro.

Os primeiros anos de vida são um tempo fundamental de preparação para toda a vida escolar que se segue. É um tempo onde se criam fortes raízes de conhecimento, não apenas do ponto de vista prático, mas muito especialmente de saber Humano. Antes de hjuntar 1+1 junta-se Atitude+Verdade e chega-se à Coerência. Aprende-se a Ser. Verbaliza-se a Inteligência com a Sensibilidade. Dá-se à prática do conhecimento o valor da Aprendizagem.


OBJECTIVOS


OBJECTIVOS GERAIS:

  • Abrir horizontes de procura e descoberta onde seja possível identificar os verdadeiros Valores da Vida, e não apenas preencher a capacidade de conhecimento e aprendizagem através de mais e mais informação.
  • Deixar que o interior de cada criança se revele a si mesma e lhe dê a satisfação de se ver projectada na sociedade como elemento construtivo e não apenas como uma pessoa entre muitas.
  • Estimular o desejo de crescer e o prazer de criar conduzindo ao desenvolvimento global: cognitivo, afectivo, social e motor.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:

  • Estimular e desenvolver o sentido de responsabilidade e auto-crítica dando sempre abertura e valor ao poder de decisão.
  • Transmitir em cada momento um espírito de partilha, fazendo despertar em cada criança a vontade e a satisfação de dar.
  • Criar a noção de grupo, nunca através de regras ditadas ou impostas mas projectadas com sentido, tendo sempre como referência o espaço individual de cada um.
  • Estimular a imaginação e criatividade e deixar que o tempo corra e ganhe raízes através da experimentação dos materiais e dos sentidos, para que seja cada vez maior a vontade de criar.
  • Cultivar a sensibilidade pela Natureza e pela Arte; pelos Outros e pelas Atitudes, apelando à reflexão e ao conforto.
  • Dinamizar a expressão pelo movimento e pela dramatização, conduzindo ao domínio corporal, à estruturação espácio-temporal e ao desbloqueamento de conflitos interiores.
  • Ajudar a criança a viver de forma prática os seus conflitos, conflitos esses que existem em todas as crianças e fazem parte integrante do seu crescimento.
  • Reservar e promever o encontro Família-Patronato, fazendo dessa ligação um projecto renovador.